quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como cuidar e conservar seus esmaltes

Oi meninas!

Então meninas, eu guardo meu esmaltes no gravateiro grande de três gavetas, que comprei nas lojas americanas (rua sete de setembro) acho que por R$ 27,00 nele guardo meus esmaltes, alicates, acessórios para unhas e etc.
Meu esmaltes são guardados em pé, nunca deitados e sempre no lugar que não bata sol em meu quarto (acho que no próximo post mostro minha coleção, vocês querem? Comentem aqui, sim ou não). Vamos lá gatas?

1. Evitar deixar o vidrinho aberto:
Em contato direto com o ar, os solventes presentes no esmalte evaporam e isso faz com que o esmalte fique grosso (menos diluído). Aí o que a gente faz? Pinga umas gotinhas de um diluidor ou óleo de banana. E pronto esmalte novo outra vez. Mas claro que se voltar a deixar o vidrinho destampado, acontece tudo de novo e o esmalte endurece. Por isso que algumas meninas reclamam que as misturinhas ficam grossas, pois a gente deixa vários vidros abertos enquanto vai testando as gotinhas certas né ? Aí o ar entra e engrossa o pobrezinho.

2. Limpar sempre as boquinhas do esmalte (tampinhas):

Isso evita que se acumule esmalte duro na tampinha. Tampinha com resto de esmalte ressecado deixa o ar entrar com mais facilidade, porque fica irregular e com buracos. Como o vidrinho não está fechado 100%, o ar em contato com o esmalte faz com que ele engrosse e aí é o mesmo processo que eu falei lá em cima rs . Pra limpar a gente usa removedor de esmalte normal, num algodãozinho molhado e vai passando na tampa e na rosquinha do vidro, até ficar tudo lisinho e a tampa fechar por completo


3. Manter os esmaltes em local arejado:
Já ouvimos falar disso mil vezes né? E muita gente ficava sem entender o porquê. Os ambientes muito quentes causam alteração na cor original do esmalte e fazem com que eles se separem em camadas, dando aquela horrível aparência bifásico-trifásica. Mas isso acontece porque o calor quebra as ligações moleculares que existem entre os corantes e os solventes e o esmalte acaba ficando com a cor dividida? Se for uma coisa recente, dá pra gente agitar o vidrinho e tudo volta ao normal

4. Manter os vidrinhos na posição vertical:
Isso é muito importante. Os vidrinhos guardados em pé duram muuito mais do que os vidrinhos jogados de qualquer maneira. Mas por quêee? É aquela velha história dos solventes+pigmentos. Na vertical, eles ficam mais unidos, mais agarradinhos. Daí a cor permanece, fiel, por muito mais tempo.

5. Nunca coloque o esmalte no congelador!
Muita gente fala que guardar esmalte na geladeira faz com que ele dure mais, que conserva etc. Isso é mito. Assim como o calor em excesso, o frio também altera a composição e a textura do produto. O esmalte fica completamente alterado e pior, corre o risco de congelar. E vocês já devem ter ouvido falar que muitos produtos depois de descongelarem perdem determinadas propriedades né? Então, com os esmaltes acontece a mesmíssima coisa.

Achei que esse post super importante, tem gatas que jogam seus esmaltes de qualquer jeito e eu qualquer lugar. Espero que vocês cuidem dos esmaltes, ok?

Então meninas, cuidar dos esmaltes faz bem. È isso, até o próximo!

4 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    bjus!
    http://efeitoglossmakeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sabe dizer se já chegou a nova colrção da colorama aki por recife?
    Bjos aguardo sua resposta
    Vivi...

    ResponderExcluir
  3. Que bom flor (:
    A aquarela? olha eu achei no hiper(walmart) aqui da av.recife ainda não procurei na cidade, vou procurar saber e falo a você. Beijos Marília

    ResponderExcluir
  4. Marilia,encontri a coleão aquarela encontrei em dorinha e na perfumaria Brasil ambos na rua de santa rita e tbm encontrei a coleção dance comigo lá em dorinha e muita novidade em todas as lojas!!
    esmalte ultimate 3D eu comprei no super lojão no shopping guararapes mais eu soube que já acabou!
    Fica a dica!
    Bjos
    Vivi...

    ResponderExcluir